top of page
Centro da Memória TC-AL
1983
José Alfredo Pinheiro de Mendonça - 10º Presidente do TCE/AL

José Alfredo Pinheiro de Mendonça
Em 14 de fevereiro de 1959, aos 22 anos de idade, foi nomeado para o cargo de membro do Conselho Deliberativo do Conselho de Finanças do Estado de Alagoas, pelo então governador, Sebastião Marinho Muniz Falcão. Em 1967 o antigo Conselho de Finanças foi extinto, surgindo em seu lugar o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.
Presidiu o TCE/AL no período de 1983 a 1987. Sua gestão foi marcada pela implantação da Procuradoria Jurídica como órgão consultivo. Realizou Seminários com dirigidos aos Presidentes e Secretários de Câmaras Municipais. Cuidou da implantação dos sistemas de informatização visando agilidade nos serviços internos e externos. desenvolveu as atividades fins do TCE/AL como órgão fiscalizador das finanças do Estado de Alagoas.
Realizou a participação em Seminários nacionais e internacionais. Implantou as coordenações dos Serviços Social e Odontológico para cuidar da saúde dos servidores e seus dependentes. Exerceu ainda os cargos de vice-presidente, Corregedor e Diretor Geral da Escola de Contas Públicas que leva o seu nome. Foi também relator de dois projetos de Regimento Interno.
Aposentou-se compulsoriamente em 2007, por força da legislação em vigor.
Nasceu em Recife/PE, em 12 de dezembro de 1937. Filho de Alfredo Gaspar de Mendonça e Carolina Pinheiro de Mendonça. Faleceu em Maceió - Alagoas aos 82 anos de idade, em 07 de novembro de 2019.
GESTÃO:
14 de julho de 1983 a 14 de julho de 1987
Vice-presidente: José de Melo Gomes - (25/08/1981 a 14/07/1987)
Palavras suas:
“Um Tribunal na História”,
Sobre sua passagem pelo TCE AL:
“Sempre tratei com o máximo de respeito e cordialidade os meus diletos pares, estendendo aos caros servidores deste Tribunal idêntico tratamento, ressaltando que, indistintamente, tenho recebido de todos, durante essa longa permanência nesta Casa de Contas, as melhores e maiores atenções”.
Ao longo do tempo no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, sempre seguiu o seu lema: “Agir com a consciência do dever é agir eticamente”.
bottom of page

